quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Apresento-vos o meu novo melhor amigo

O que é que nós somos? Gajas! O que é que nós detestamos ter? Borbulhas! O que é que nos queremos? Um produto baratinho que faça milagres pela nossa pele!

Não é que este ano, do alto dos meus vinte e muitos me deu para voltar a ter pele de adolescente?! Há coisa de uns quatro meses para cá então, a minha zona do queixo começou a ficar como há anos não a via. Pior do que isso, até comecei a ter borbulhas nas maçãs do rosto, e eu nunca tinha tido borbulhas noutro sítio que não fosse a zona T. Eu não sou uma pessoa muito preocupada com estas coisas, então de início decidi não dar muita importância. Pensei que tinha sido um ar que se me deu. Continuei a fazer a minha higiene da pele como sempre fiz à espera que aquilo passasse... Mas não. Só ficava pior, e todos os dias tinha uma nova espinha à minha espera. O exfoliante de uma conhecida marca dessas das borbulhas que estava a usar só parecia tornar tudo muito pior... Farta de ser a eterna cara em obras, fui à farmácia aconselhar-me mas queriam vender-me um produto que já tinha usado há uns anos e detestei porque também não ajudou em muito e era muito abrasivo. Como eu queria parar de vez de usar o exfoliante e queria algo que eu soubesse que se não ajudasse ao menos também não "desajudava", fui ao supermercado procurar um sabonete de argila, que tinha usado há uns anos atrás. Cheguei à prateleira e não havia sabonetes de argila, de nenhuma marca, pergunto-me se ainda os fabricam? Mas adiante, nessa mesma prateleira, chamou-me à atenção o sabonete de alcatrão. Não tinha a certeza, mas lembrava-me de ter ouvido alguma coisa acerca daquele sabonete, mas na altura não me lembrava o que tinha sido em concreto ou se era bom para as borbulhas ou não. Decidi arriscar e comprá-lo, também só se perdiam 1.29€ e poderia sempre servir para alguma outra coisa, nem que fosse para decoração que a caixa é linda.
Quando cheguei a casa, fui pesquisar e, tcharan, o raio do sabonete é mesmo aconselhado para o tratamento das borbulhas e diz que até ajuda na cicatrização e no desaparecimento das marcas. Também aconselhado, obviamente, para reduzir a oleosidade da pele e do cabelo. Verdade, quem tem o cabelo oleoso, pode lavar com este sabonete e depois aplicar um bom condicionador.


O sabonete que eu comprei é da marca Ach Brito, mas também existem outros, nomeadamente da marca Confiança. São sabonetes portugueses tradicionais, ou vintage, ou como queiram chamar. Já vi em diferentes superfícies comerciais com o mesmo preço. Tem um cheiro intenso, mas para mim é perfeitamente suportável.
Só sei que estou bem contente com este achado. Lavo a cara com ele de manhã e à noite, depois passo uma água micelar e um bom hidratante porque deixa a pele um pouco seca. Uns dias depois de começar a usar, notei logo a diferença, porque simplesmente deixaram de me nascer borbulhas e vejo a pela a ficar mais limpa e uniforme. Pois é, os antigos é que sabem.