segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O teste das 16 personalidades

Uma amiga que estudou Psicologia Criminal postou este teste de personalidade no Facebook e eu fui fazer ontem à noite, sem grandes expectativas achando que era um daqueles que não nos dizem mais do que já sabemos, mas tive uma grande surpresa. Acho que nunca fiz um teste de personalidade tão bom, tão minucioso e descritivo, e acima de tudo, esclarecedor.
O meu resultado foi a personalidade tipo ENFP (do grupo das personalidades diplomatas), pelos vistos somos 7% da população mundial. Mas há tipos de personalidade raríssimos, uma que equivale até menos de 0.8% da população. Eu imagino quem tiver este resultado, deve-se sentir especial ou.. incompreendido?
Bem, quanto ao meu resultado, e depois de ler todos os pontos (a maneira como me relaciono com as pessoas, a atitude no trabalho, a atitude fora do trabalho, as qualidades e as fraquezas, etc), tudo o que eu posso dizer era como se estivesse a ler o texto de alguém que escreveu sobre a minha vida.


Fez-me até entender e encarar algumas manifestações emocionais que eu pensava que não estavam encriptadas e eram apenas coisas passageiras. Naah, são coisas que fazem parte de mim, sempre lá estiveram e sempre hão-de estar, e o melhor que tenho a fazer é saber lidar com isso e sobretudo, contornar as fraquezas e tirar o máximo proveito das qualidades.
Este teste é muito bom até para ajudar a definir metas. Para conhecer quais são as nossas vocações, ou melhor, opções, porque nos diz para o que é que temos realmente jeito, e para o que não temos jeitinho ou paciência nenhuma, e também para clarificar qual é a nossa motivação nesta vida. É estar com pessoas? É estar sozinho? É dinheiro? Reconhecimento? Altruísmo? Aventura? Ou estabilidade?

Os 16 tipos de personalidade são estes.

Vão lá descobrir, garanto que não se arrependem. Realmente muito interessante.

2 comentários:

Diana Machado disse...

Como quase-psicóloga assim que li "psicóloga criminal" meti logo os olhinhos neste post ahahah e fiz o teste, e...tchãam, também me calhou diplomata :)

Sofy C. disse...

O meu resultado foi INFJ também do grupo dos diplomatas. Gostei deste teste, é interessante ;)