segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Remember, remember, the 5th of November...

It's that time of the year. Fica tudo maluco e toca de andar a atirar foguetes por aí para celebrar o Bonfire. A noite do Bonfire é só amanhã mas na minha rua tem havido fogo-de-artifício caseiro (mas diga-se fora de casa) desde o último sábado. Depois amanhã começam os fogos organizados pelos boroughs e etc. Eu não sou dada a fogos-de-artifício, é bonito e tal, luzes no céu escuro, mas é só aquilo. On the other hand, gosto do carácter histórico que o Bonfire tem no Reino Unido, onde também é a Guy Fawkes Night. No ano passado fui vi os fogos aqui na zona de Southwark. Amanhã vou até à Westminster Bridge depois do trabalho ver se paira alguma coisa no céu, ou márcaras do V for Vendetta por aí.

A história do Bonfire Night muito sintetizada: Guy Fawkes foi um soldado inglês católico que fez parte do Gunpowder Plot, uma conspiração para matar o rei James I, protestante, e todos os membros do parlamento, através da implementação de explosivos na House of Lords (ali onde é o Big Ben) em 1605. Mas, alguém deu com a língua nos dentes, e traiu o camarada Guy. A versão conhecida é que  membros da conspiração avisaram vários amigos para não se aproximarem do parlamento nesse dia, e vai de boca em boca, isto chegou aos ouvidos do rei. O edifício foi revistado e o pobre do Guy que era especialista em explosivos e o eleito para detoná-los lá foi encontrado, preso e o plano revelado. Fawkes e outros três membros do Gunpowder Plot foram executados no dia 31 de Janeiro de 1606. Hoje ele é um dos maiores símbolos anárquicos.

A má língua do povo diz que Fawkes "foi o único homem a entrar no parlamento com intenções honestas". Uma ironia popular usada frequentemente, e diga-se de passagem, não está bem apanhada?
Da língua do povo veio também a famosa rima:

"Remember, remember, the 5th of November
The gunpowder, treason and plot;
I know of no reason, why the gunpowder treason
Should ever be forgot."


2 comentários:

Joana disse...

Esta é daquelas tradições que aprendemos com os livros de inglês da escola mas das quais não se ouve falar muito. Espero que consigas ver os fogos de artifício :)

Jolly disse...

Ainda consegui ver alguns, mas eu estava mais de olho nos polícias jeitosos haha